Sobre o Concurso Fábio Dorf
O Concurso Fábio Dorf surgiu como objetivo de aproximar a B’nai B’rith das Escolas Judaicas nacionais, levando temas que representam seus pilares como a defesa dos direitos humanos, promoção da justiça e a valorização da fraternidade e a defesa do Estado de Israel e seu povo.
Foi lançado em 2001 pela então presidente da B´nai B´rith do Brasil, Edda Bergmann, como Concurso Fábio Dorf de Redação.
Tem como nome a homenagem ao jovem Fábio Dorf, falecido em 2000, com 25 anos em um acidente.
Um jovem ativista que participou ativamente em vários projetos da B’nai Brith .
Seus pais Jacob Dorf Z’L e Matty Dorf durante muitos anos, doaram o prêmio para o primeiro colocado, demonstrando aos alunos e professores um exemplo de vida e compromisso com a comunidade judaica
Tem como objetivo com as escolas, promover reflexões sobre temas atuais, questões sobre os Direitos Humanos em sua relação com o judaísmo e o lugar do aluno neste contexto como parte da comunidade judaica.
Atualmente as escolas judaicas participantes, apresentam os temas por vezes integrando a sua grade extracurricular, envolvendo a equipe pedagógica, desenvolvendo com os alunos seus trabalhos. Como nova experiência em algumas escolas a B’nai B’rith tem levado um ativista sênior para contar sobre a instituição.
Após 23 anos, poder estar junto as escolas no processo da elaboração dos trabalhos tem promovido um duplo crescimento, atualizando os ativistas de B´nai B’rith como pensa a nova geração, e demonstrando a perenidade de instituição de 181 anos no mundo e 91 anos no Brasil, que se atualiza na criação de projetos, abrindo portas para a nova geração.
A primeira premiação do Concurso Fábio Dorf foi em 2002 tendo uma sequência anual até 2016, retomando em 2023.
O último concurso de 2024 com o tema “Eu e o Mundo. Liberdade de Expressão e Preconceito. Racismo e Antissemitismo”, teve a participação de 74 jovens, das escolas de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre com trabalhos muito criativos e por vezes muito profundos em sua reflexão, através de vídeos e textos. Como novidade, além da premiação para os três colocados nacionais, promoveu-se a premiação para os três primeiros colocados regionais. E todos receberam certificados de participação.
Este ano, o Concurso Fábio Dorf 2025 está com novo formato. Segundo a reflexão da Comissão Julgadora 2024 e coordenadores das escolas judaicas, os alunos terão sua criatividade desenvolvida com “as próprias mãos”.
O tema será “A juventude e a discriminação, o antissemitismo na atualidade”.
Aguardem o Edital do Concurso Fábio Dorf 2025!
